quarta-feira, 21 de maio de 2008

Cantos das Cidades 4 - O lobisomem que mora ao lado (DF)


A banda brasiliense Bois de Gerião, na canção “Meu vizinho”, canta o seguinte trecho "Prazer em conhecê-lo, caro amigo. Moro ao seu lado. Divido paredes contigo." Como o Bois é uma das bandas que mais curto atualmente, decidi incluí-lo no livro Cantos das Cidades. Dessa forma, eu já tinha um ponto de partida para escrever um conto ambientado em Brasília.

Mas o que dizer nesse conto? Que história esse vizinho brasiliense poderia inspirar? A resposta estava num outro trecho da música em que a letra diz “Pois saiba que por trás de todo médico existe um monstro. Eu sei fingir muito bem e por isso não demonstro.” Era isso. Para criar um conto legal eu poderia falar de um vizinho que fosse um tanto estranho, monstruoso. E para fazer isso bastou olhar ao redor e lembrar que existe um cara muito estranho que mora perto de mim.

O nome dele é Fêfo e ele é... Bem, ele é um lobisomem. (sobe BG).

Agora fiquem com um trecho do conto “O lobisomem que mora ao lado”.


“... Nessas noites, ele se transforma em lobisomem e fica lá, sendo um lobisomem, fazendo exatamente aquilo que nós, que não somos lobisomens, não fazemos.

Ter um vizinho lobisomem não é tão estranho quanto parece e até que não incomoda muito. Estranho mesmo seria ter um vizinho trompetista da marinha que ficasse lá soprando o instrumento dia após dia para nossa eterna agonia. Ainda mais se esse vizinho fosse fã incondicional de “Casablanca” e insistisse em repetir incessantemente “As time goes by” e mais ainda se a outra música que ele soubesse tocar fosse a da 7ª cavalaria e todas as manhãs você fosse despertado em meio a um susto danado com a sensação de um iminente ataque de índios americanos. Nessas horas, garanto, você preferiria ter alguém uivando na casa ao lado. ...”

4 comentários:

Márcio disse...

Eitah, caráio, será que eu sou um lobisomem?

Tum dum...

Naiane disse...

Nem ta fora do ar.

Sem mais testes.

Luiz com Z disse...

Ah, não. Agora só quero ler o conto com BG. Exijo versão em hipertexto.

Lu disse...

Oi, Fialho.
Tudo bem?

Eu sou jornalista e edito uma revista da Unimed direcionada aos médicos Cooperados. Para essa edição a dica de livro será "É Tudo Mentira". Mas estou com dificuldade de encontrar a imagem da capa. Você poderia me encaminhar alguma em jpeg?
Meu email é luciana.costacampos@gmail.com
Qualquer dúvida entre em contato comigo que eu te esclareço - mas estou com alguma pressa porque a diagramação já está sendo fechada e a imagem da capa que eu peguei na net ta com a resolução muito baixa.
Aguardo.
Obrigada pela atenção.

Luciana Campos.