Publicada na Diginet
www.diginet.com.brA jornalista Diana Medeiros informa por e-mail desde São Paulo, onde mora, que foi fundado o primeiro time de futebol americano do Rio Grande do Norte, o Ponta Negra Bulls. Eu, como potiguar, natalense e morador de Ponta Negra, tenho por dever cívico saudar os meus abnegados vizinhos, apaixonados pelo esporte estadosunidense e declarar desde já minha adesão à torcida dos Bulls (Go, Bulls!). Outro jornalista de nobre estirpe, o excelentíssimo Paulo Celestino, também apurou o fato e me enviou diversas reflexões sobre as possíveis conseqüências desencadeadas pelo eventual sucesso do esporte por essas bandas.
Abre aspas para Paulo Celestino:
“Tô até imaginando a final da NFL especial em Natal no Frasqueirão. As manchetes: Natal vai parar!!! E eu só tô esperando as gostosas Cheerleaders com aqueles pompons de um lado para o outro. Lanço a votação: qual será a trilha sonora delas? Babado Novo?”“A ED, além de fornecer meninas casadeiras prendadas para a sociedade, que sabem para que servem aquele monte de garfo e faca em cima da mesa e fazer bolo de chocolate, também será uma ótima provedora de cheerleaders.”
“Na minha ronda internética, descobri que times de futebol americano no Brasil são mais comuns do que se imagina. É superteindêiiincia! Se alguém achar o Ponta Negra Bulls absurdo, imagina o Cuiabá Arsenal. Fudeu geral! Natal ainda tem desculpa da presença americana na Segunda Guerra Mundial. Mas e Cuiabá? Só falta dizer que o Paraguai tem um dos melhores times de futebol americano da América Latina. E La garantia?...Soy yo!”
“A pergunta que não quer calar: América e ABC correrão para montar os seus times de futebol americano? O Alecrim ressurgirá das cinzas com o seu plantel afiado para fazer touchdowns e aqueles montinhos de macho uns em cima dos outros? E os colégios hein? Imagina o Jern´s: Objetivo X CEFET na praia do meio. Um clássico.”
“Ah, e imagina os mascotes...Calangos, Pebas, etc. Será no mínimo, interessante.”
“Pelas pesquisas virtuais que fiz, percebi que, infelizmente o Ponta Negra Bulls não está listado nos times de futebol americano brasileiros. Acho que vai ter que engordar umas arrobinhas mais.”
“Tô até vendo também o uso político da coisa. Os governantes vão mandar construir um estádio. Na campanha vão dizer que gera empregos, o novo aeroporto vai servir para receber as hordas - ops, os times - americanos. E é o desenvolvimento chegando ao Rio Grande do Norte. Vai ter candidato prometendo construir uma ponte até Miami para "unir os povos". Afinal, Natal é uma cidade de todos. Que o digam os portugueses, espanhóis e escandinavos, etc...”
“E se a moda pega no Estado? Caicó Yankees (originalmente é de Baseball, mas em Caicó vai ser de Futebol Americano), Mossoró Lampião Patriots, Japecanga Socks (também originalmente de Baseball), Passa e Fica Demolitors, Parnamirim Jets, Redinha Saints, Macaíba Broncos, Panatis Steelers, Ceará-Mirim Packers (gente, é sério nos EUA tem o Green Bay Packers), Currais Novos Cowboys e o Pipa Dolphins. Detalhe: todos vão usar aqueles uniformes e capacetes naquele calor do cão.”
“Os 500 escandinavos que moram em Natal já estão pleiteando entrar na liga. Será o Escandinavos Vikings.”
“Tadeu Schmidt vai fazer piadinha engraçada no Fantástico e o Batendo Perna vai cobrir todos os babados dos jogadores no Carnatal.”
“Continuando minhas pesquisas, descobri que existe a ANEFA - Associação Nordestina de Futebol Americano. Consta no site: (abre aspas) Tendo em vista os objetivos e idéias de praticantes do FA (FA é Futebol Americano - nota do editor) no nordeste a criação da associação se fez necessária para centralizarmos informações sobre tais objetivos. A formalização da associação virá com o tempo. (Fecha aspas). A ANEFA anda meio em baixa. No fórum de discussões do Yahoo, neste ano ainda não tiveram mais do que 7 mensagens. No ano da sua criação, em 2006, só em novembro foram 80.”
Bem, meus caríssimos leitores, como vocês puderam perceber, esta semana eu tirei folga e a coluna foi toda escrita pelo amigo Paulo Celestino que, mesmo de longe, fez ótimas e preciosas observações sobre esse novo e empolgante acontecimento. Eu, aqui de Natal, direto do Conjunto Ponta Negra, faço votos de longa vida a esta recém surgida agremiação e me despeço de vocês com o grito de guerra do Ponta Negra Bulls Ladies, a versão feminina dos Bulls:
Nossa instiga é? Jogar!
Nosso garra é? Vencer!
Nosso lema é? Destruir!
Somos? Bulls!
Somos? Ladies!
Somos? Ponta Negra Bulls Ladies!
Jogar,vencer,destruir... Ladies,Ladies,Ladies!
CRÉÉÉÉUUU!
Sério: eu já tenho um time do coração. E vocês?